26.10.10

Somos pobres em sermos ricos.

Tenho acompanhado a Casa dos Segredos, o novo reality-show da TVI. Como nos outros todos, torna-se óbvio que as pessoas, quando confinadas a um espaço reduzido - e com pouco para fazer -, tornam-se em animais ferozes, egoístas, desonestas e hipócritas.

Com uma boa dose de manipulação exterior (a produção do programa), tudo se conjuga para um desfecho em que todos se julgam entre si, obrigando os concorrentes a pensar e agir no sentido de que "quem não mata, morre".

No fundo, é o espelho da nossa sociedade. Por muita educação que tenhamos, por muito altruístas que sejamos, mais cedo ou mais tarde, teremos atitudes iguais (mais ou menos descaradas), sempre com o objectivo da sobrevivência. Porque cá fora, também somos manipulados.

A prova disso é que nos ensinam a não agir sem pensar. Ensinam-nos a ser mais racionais, e menos emocionais. Tem o seu lado positivo, mas quando damos por nós, estamos confinados a um Mundo cada vez mais pequeno e vazio, e cada vez mais solitários. Como na Casa dos Segredos.

Sem comentários: