11.12.10

Pobrezinhos.

Ando um bocado cansadinho com a conversa dos voluntariados e caridades a instituições. Não critico quem pratica tais acções, mas faz-me confusão que não se perceba que a diferença entre prestar caridade e ser hipócrita é quase nula.

O discurso político relativamente a este tema é escabroso. Incute um sentimento de culpa na população, como se coubesse à populaça resolver situações limite como a fome e a pobreza extrema.

Até entendo a caridade como um suporte, uma ajuda. Mas essa até deve ser praticada todos os dias, sem fundações ou entidades muitas vezes duvidosas pelo meio.

De resto, o que vejo, é a perpetuação das misérias, que tanto jeito dão a quem nos governa. E é nisso que resulta a caridade e o voluntariado: na continuidade da miséria.

Então para que se pagam os impostos? Para que existe uma constituição? Quem tem de resolver os problemas são os governantes, não somos nós.

O voluntariado e a caridade só existem para alimentar o ego de quem os pratica. É tudo uma falsa boa prática.

1 comentário:

Além de ter dito PQOP, também disse...

O pior é que, de entre milhares de desgraçados velhos e doentes que nem dinheiro têm para os remédios, estão também os que pediram empréstimo para o apartamento, depois pediram empréstimo para mudar de carro, depois pediram empréstimo para as férias, depois pediram o 3º cartão de crédito para pagar as mensalidades do 2º, que por sua vez já era usado para pagar as dívidas do 1º e que agora, de súbito, descobrem que não têm dinheiro que pague tudo. E os que sempre contiveram as suas despesas, agora que tenham pena e que paguem o almoço aos que andaram alegremente a gastar o que não tinham. Toma!!!